Marcelo Wollmann

Como desenhar rostos cartoon em 4 passos

maio 18, 2025 | by marcelo.wollmann@gmail.com

capa-como-desenhar-cabeca-cartoon

Fala galera! Se você está lendo esse post é porque tem interesse em aprender a desenhar. E quer aprender como desenhar rostos no estilo cartoon. Nesse post vou te mostrar como desenhar rostos cartoon em 4 passos simples.

Esse post será dividido em 3 partes:

  1. Materiais necessários
  2. O passo a passo de como desenhar rostos cartoon
  3. Indicação de livros

Tenho certeza que você conseguirá tirar os personagens que você tem na sua cabeça com esse passo a passo simples.

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Veja a versão em vídeo desse post:

Materiais necessários

Para realizar esses desenhos, vamos precisar de materiais bem simples, como:

  1. Lápis
  2. Papel
  3. Prancheta

Eu utilizei um lápis 2B da Faber-castell, papel sulfite A4 de 75g, e uma prancheta de MDF de 40x50cm e 6mm de espessura que mandei fazer aqui na minha cidade.

Vou deixar aqui o link para outro post onde falo um pouco mais sobre esses materiais, caso você fique com alguma dúvida ou tenha interesse de saber um pouco mais, dê uma conferida.

Kit de ferramentas do iniciante no desenho.

O passo a passo de como desenhar rostos cartoon 

Para falar a verdade, esse passo a passo serve para desenhar qualquer rosto. Em qualquer estilo. Mas vamos usar o cartoon porque acredito que seja mais divertido no início da prática do desenho. 

Aquecimento

Antes de irmos direto para os passos, vamos fazer um aquecimento. Assim como aquecemos antes de realizar uma atividade física, devemos fazer um aquecimento antes de começar a nossa sessão de desenho. Você já percebeu que seus primeiros traços saem mais travados quando você está começando uma nova sessão de desenho.

Então nosso aquecimento hoje será preencher uma folha com formas ovais, como no exemplo abaixo.

Passo 1: Forma básica da cabeça

Estabelecer a forma básica da cabeça que vamos desenhar. Nesse ponto você deve aplicar pouca pressão no lápis, essas linhas servirão somente de base. 

Observe a sua volta, veja que cada pessoa tem um formato da cabeça um pouco diferente. No cartoon podemos exagerar um pouco e escolher formatos bem variados. 

Mas vamos começar com formas mais próximas da oval. Em outro post vamos explorar formatos diferentes.

Passo 2: Linhas guia

Nesse passo vamos definir para onde nosso personagem está observando, para isso iremos adicionar linhas guias à forma básica definida anteriormente. Uma linha dividindo a forma básica na vertical e outra linha dividindo na horizontal. Aqui você já começa a aplicar um pouco de perspectiva. 

Nós estamos desenhando em uma folha de papel, que possui duas dimensões, altura e largura. Mas é importante pensar na forma que estamos desenhando em 3 dimensões. Nossos rostos têm altura, largura e profundidade. Mantenha isso em mente.

A linha que divide o rosto na horizontal é utilizada para indicar a altura dos olhos e orelhas do nosso personagem. E a linha que divide a forma na vertical é utilizada para indicar a posição do nariz.

Essas linhas também devem ser claras, elas servirão para ajudar a encaixar os elementos do rosto como veremos no próximo passo.

Passo 3: Adicionar os detalhes do rosto

Somente após ter definido a base e o ângulo de visão com nossas linhas guias é que iremos definir a posição dos detalhes do rosto.

Nesse passo ainda continuamos a trabalhar com pouca pressão no lápis. Vamos definir o formato, tamanho e posição dos olhos, orelhas, nariz, boca e sobrancelhas. Aqui também podemos adicionar linhas guias para encaixar esses elementos. Mas só faço isso se você estiver sentindo dificuldade de alinhar algum desses elementos com os demais.

Para esses exemplos vamos seguir com formas simples. Em posts futuros vamos explorar variações desses elementos.

Passo 4: Definir o desenho

Nesse passo iremos definir as linhas do desenho, iremos selecionar as linhas que fizemos como base e reforçar aquelas que deverão permanecer no desenho. Iremos colocar peso em alguns pontos e deixar outros mais claros.

Livros de apoio

Para melhorar no desenho é necessário ver exemplos de como fazer e praticar, praticar MUITO. Uma boa forma de ter esses exemplos e indicações de como praticar é através de livros. 

Dois livros que gosto muito e apresentam um passo a passo semelhante ao deste post e que valem muito a pena você ter  são:

Fun With a Pencil. Andrew Loomis

Esse é um livro excelente para quem está iniciando no desenho. Ele é dividido em 3 partes: rostos, corpo e perspectiva. Talvez você olhe o estilo de alguns desenhos do livro, e pense, não quero desenhar nesse estilo. Mas não deixe isso te afastar do livro. O conhecimento de como construir rostos e corpos contidos nesse livro é muito valioso. 

How to Draw Comics: The Marvel Way. Stan Lee e John Buscema

Outro livro muito bom para quem está iniciando e se sente um pouco perdido no que estudar. Esse livro tem uma estrutura muito boa, é como se você estivesse fazendo um curso de desenho. Ele apresenta os materiais, formas básicas, pessoas, rostos, composição e depois vai para tópicos mais específicos da criação de histórias em quadrinhos.

Futuramente vou fazer um review mais completo sobre esses livros.

Finalizando

Então, chegamos ao fim de mais um post. Espero que esse conteúdo possa te ajudar a melhorar no desenho. Vou gostar de saber a tua opinião, então fique à vontade para comentar e dizer o que você achou. E caso você conheça alguém que goste de desenhar e ache que esse conteúdo será útil para ele também, pode compartilhar. Então bora fazer mais uns rostos e até o próximo post. Abraço!

RELATED POSTS

View all

view all